domingo, 29 de junho de 2014

RELAÇÃO ENTRE O AEE E O TEXTO: “MODELO DOS MODELOS” (Ítalo Calvino)




O AEE e o Modelo dos Modelos




“Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. [..] Mas se por um instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas. [...] A regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço.("O modelo dos modelos” -  Italo Calvino)

Diante do modelo exigido por todos nos dias de hoje, seria tão irônico ressaltar a beleza das desigualdades mediante um padrão, mas que padrão é esse que luta pela igualdade e ao mesmo tempo exclui os desiguais. Segundo o texto, para o Senhor Palomar, construir um modelo o mais perfeito lógico possível... E verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência... O AEE busca com sua prática adaptar as diferenças aos padrões de normalidade transpondo as barreiras que impedem qualquer individuo com limitações. Tais adaptações se fazem necessárias a partir da realidade de cada um, mesmo que sejam semelhantes, mas cada ser é único e suas peculiaridades devem ser respeitadas.
Reportando aos alunos atendidos na SRM, tais especificidades deverão nortear a conduta do professor de AEE na busca incansável de resolver as questões que impedem o aluno de desenvolver-se em todos os aspectos que lhes forem possíveis, enfatizando suas potencialidades e habilidades.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário