segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pranchas de comunicação relacionadas com livros de histórias


Algumas crianças com TGD podem apresentar graves dificuldades na comunicação. Essas restrições funcionais dificultam que os estudantes com essa deficiência possam expressar seus conhecimentos, suas necessidades. Muitos tem a ideia que tais  restrições sejam a causa da impossibilidade de não de aprender, de não se expressar e/ou  de não participar da sociedade. 
Esses alunos tornam-se passivos e dependentes da atenção dos outros. Muito comum que a família, amigos e professores antecipem e falem por eles, e assim determinar o que é bom e importante, não permitindo que se manifestem.
Os estudantes com impedimentos na comunicação nem sempre podem participar adequadamente das aulas, sendo necessário então que sejam oferecidas a eles outras estratégias e alternativas de comunicação.

O objetivo principal dos símbolos é o desenvolvimento de uma comunicação alternativa que possibilite ao usuário acompanhar a história através dos símbolos, responder ou fazer perguntas e recontar a sequência de acontecimentos. Este recurso de baixo custo poderá ser utilizado tanto na sala de aula regular como na sala de recursos multifuncionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário