Algumas crianças com TGD
podem apresentar graves dificuldades na comunicação. Essas restrições
funcionais dificultam que os estudantes com essa deficiência possam expressar
seus conhecimentos, suas necessidades. Muitos tem a ideia que tais restrições sejam a causa da impossibilidade de não de aprender, de não se expressar e/ou de não participar da sociedade.
Esses alunos tornam-se passivos e dependentes da atenção dos outros. Muito comum que a família, amigos e professores antecipem e falem por eles, e assim determinar o que é bom e importante, não permitindo que se manifestem.
Os estudantes com impedimentos na comunicação nem sempre podem participar adequadamente das aulas, sendo necessário então que sejam oferecidas a eles outras estratégias e alternativas de comunicação.
Esses alunos tornam-se passivos e dependentes da atenção dos outros. Muito comum que a família, amigos e professores antecipem e falem por eles, e assim determinar o que é bom e importante, não permitindo que se manifestem.
Os estudantes com impedimentos na comunicação nem sempre podem participar adequadamente das aulas, sendo necessário então que sejam oferecidas a eles outras estratégias e alternativas de comunicação.
O
objetivo principal dos símbolos é o desenvolvimento de uma comunicação
alternativa que possibilite ao usuário acompanhar a história através dos
símbolos, responder ou fazer perguntas e recontar a sequência de acontecimentos. Este recurso de baixo custo poderá ser utilizado tanto na sala de aula regular como na sala de recursos multifuncionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário